sexta-feira, 1 de junho de 2012

FRAMES-RETRÔ: Donnie Darko – esquizofrenia, um coelho gigante e viagem no tempo

Fábio Pereira
xanderfbi@hotmail.com



Um enredo que envolve um garoto esquizofrênico, um coelho gigante e a possibilidade de viagem no tempo, soa como para você? Quando li a sinopse sobre o tão comentado filme que virou cult, pensei que Donnie Darko fosse um daqueles filmes mal produzidos que, por não terem sido lançados nos cinemas brasileiros, foram caindo no gosto dos cinéfilos com o tempo, através do DVD. Ledo enganado! Produzido em 2001, mas com a trama ambientada na década que mais adoro na história da humanidade (os saudosos anos 80), Donnie Darko entra para minha galeria de “Filmes para Sempre”, em que figuram críticas sociais como “A Outra História Americana”, policiais satíricos como “Assassinos por Natureza” ou dramas tensos como “Réquiem para um Sonho”, só para citar alguns dentre as centenas de títulos que me fazem adorar a Sétima Arte.
Donnie Darko (Jake Gyllenhaal, de Amor & Outras Drogas [leia a crítica]) é um adolescente esquizofrênico e muito inteligente. Após receber uma profecia, de um coelho gigante e bizarro, que o avisa que o mundo acabará em menos de um mês, Donnie escapa da morte, num acidente estranho em que uma turbina de avião cai em seu quarto. Ele começa a questionar os fatos e procura uma explicação para o possível fim do mundo. Donnie Darko vai causar um nó na sua mente! Confesso que precisei assistir duas vezes ao filme para tentar entender a trama, que se desenrola embalada com sucessos de bandas dos anos 80, como Tears For Fears, Duran Duran, Oingo Boingo e INXS, mas com um ritmo cadenciado e eficaz, auxiliado nas interpretações afiadas de Drew Barrymore (As Panternas Detonando), Noah Wyle (O eterno Dr. Carter, da série Plantão Médico), Maggie Gyllenhaal (O Cavaleiro das Trevas) e o saudoso Patrick Swayze (Caçadores de Emoção).

 
Preste atenção: Seth Rogen (Pagando Bem, Que Mal Tem?) faz sua estreia, num pequeno papel de um estudante da turma de Donnie; O filme que Donnie e sua namorada (Jena Malone, de Sucker Punch – Mundo Surreal) assistem no cinema é “A Morte do Demônio” (The Evil Dead, de Sam Raimi).


Donnie Darko (Idem, EUA, 2001). Elenco: Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal e Drew Barrymore. Direção: Richard Kelly. 


                                  
TRAILER LEGENDADO


5 comentários:

Anônimo disse...

Filmaço um dos melhores filmes de viagem no tempo que explica o buraco de minhoca e tals recomendo

Anônimo disse...

com certeza, um dos melhores que ja vi! parabens pela materia!

Anônimo disse...

Achei belíssimo o final do filme ao som de Mad World.

Unknown disse...

Baita filme!
"estranho" na medida do belo e questionador... Um exercício aos cinéfilos!


;D

Marcelo Tchelos disse...

Doido demais, um ótimo filme, mexe demais com a gente, louco como nenhum outro!!!!

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.