sexta-feira, 19 de abril de 2013

FRAMES-RETRÔ – Com Mérito: uma lição de vida sobre humildade e amizade

Fábio Pereira


Era o ano de 1994 e eis que, nos cinemas, estreava um dos filmes mais maravilhosos daquele ano: Com Mérito (With Honors). O ator, na época pouco conhecido, Brendan Fraser (de A Múmia), juntamente com o veterano Joe Pesci (de Os Bons Companheiros) eram a base para esse excelente drama, que ainda contava com as participações de Patrick Dempsey (Namorada de Aluguel) e Josh Hamilton (Vivos!)
O diretor Alek Keshishian, que é graduado em Harvard (!) e responsável pelo documentário “Na Cama com Madonna” - que, por sinal, canta a música tema do filme: “I’ll Remember” -  consegue, com uma maestria admirável, dosar drama com pitadas de humor, numa mistura que deixa o espectador bastante confortável com o desenrolar do longa. 
A trama de Com Mérito, com alguns clichês do gênero, mesmo para época (início dos anos 1990), segue os passos de Montgomery “Monty” Kessler (Brendan Fraser), um arrogante e obstinado estudante da famosa universidade americana de Harvard, prestes a se formar. Por obra do destino, sua tese de graduação acaba por parar nas mãos de Simon Wilder (Joe Pesci), um mendigo nada
simplório, que chantageia Monty com a troca de cada página por casa ou comida (a tese possui 83 páginas!). Assim, juntamente com seus companheiros de república, Everett Calloway (Patrick Dempsey), Courtney Blumenthal (Moira Kelly, de “Chaplin”) e Jeffrey Hawks (Josh Hamilton), Monty é forçado a conviver com o mendigo, mas seu relacionamento acaba evoluindo para uma amizade que influencia a vida de todos. 
O longa se apoia na interação dos personagens de Fraser e Pesci, mostrando uma química perfeita e acertada, além de aparar as arestas com personagens unidimensionais, no entanto importantes, como o de Patrick Dempsey (um radialista bon vivant) e de Moira Kelly (interesse amoroso platônico de Monty). 
Mais que um simples drama, Com Mérito é uma verdadeira lição de vida, mostrando que uma amizade pode superar tudo, inclusive diferenças sociais. 
 

Com Mérito (With Honors, EUA, 1994). Elenco: Joe Pesci, Brendan Fraser e Patrick Dempsey. Direção: Alek Keshishian. 



TRAILER


Imagens: Divulgação/Internet
Informações adicionais: IMDB

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.