quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FRAMES-INDICA – Identidade é um thriller psicológico em que o espectador assume o papel de investigador

Fábio Pereira



Identity 2003
Certos filmes são lançados nos cinemas, divulgados pelas produtoras à exaustão e passam batidos por muita gente. No meu caso, aconteceu com este excelente suspense do ano de 2003, intitulado Identidade. Com uma produção meticulosa, além de nomes de peso no elenco, o filme aborda duas histórias distintas, que parecem não ter relação uma com a outra, no entanto o mistério envolve o espectador, tornando-o não apenas um cúmplice passivo, mas um investigador ativo.

A trama de Identidade envolve um grupo de desconhecidos que se refugia num hotel isolado, devido a uma forte tempestade. Um a um todos vão sendo assassinados, com um mistério envolvendo os motivos por trás disso. Em paralelo, a trama também mostra o caso de um assassino condenado à pena de morte, que através de seus advogado e psiquiatra, consegue uma apelação, com a audiência sendo realizada na mesma noite da já citada tempestade.

Identidade 2003Além da atmosfera isolada do hotel, o que mais contribui para o desenrolar da trama são as interpretações de todo o elenco. John Cusack (de 2012), em atuação sóbria e convincente, vive Ed, um ex-policial e atual motorista de uma atriz antipática (Rebecca De Mornay, de Negócio Arriscado); Amanda Peet (de Arquivo X – Eu Quero Acreditar) interpreta Paris, uma “acompanhante de luxo” que estava indo mudar de vida; Ray Liotta (de Os Bons Companheiros) vive um policial impulsivo, que transporta um preso condenado à prisão (Jake Busey, de Tropas Estelares, em participação esquecível); e John C. McGinley (de Platoon), um homem que tem sua esposa atropelada pelo personagem de John Cusack, o que dá início a toda a trama.
Identidade 2003
Completam o elenco de Identidade, Alfred Molina (de Homem Aranha 2), como um psicólogo que tenta salvar o assassino Malcom Rivers (Pruitt Taylor Vince, o Otis da série The Walking Dead) da condenação à morte; entre outros.

A grande sacada desta produção hollywoodiana é envolver o espectador deixando pistas ao longo dos 87 minutos de película.  Por exemplo, a cada assassinato, várias chaves dos quartos do motel são encontradas nos corpos. Mas ainda tem mais! Para complicar ainda mais a trama, os personagens começam a desconfiar uns dos outros e até uma teoria sobre um assassino fantasma é mencionada.

Num ritmo bem calculado, com doses altas de adrenalina em certas partes, e um desfecho surpreendente, o mistério de Identidade é altamente recomendado para quem adora um suspense. 



Identidade (Identity, EUA, 2003). Elenco: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet. Direção: James Mangold. 



Nota – 8 Frames

Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim

03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima



TRAILER

  

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.