segunda-feira, 31 de julho de 2017

FRAMES-RETRÔ: Os Aventureiros do Bairro Proibido – Você se lembra do que o velho Jack Burton sempre diz?

Fábio Pereira 
xanderfbi@hotmail.com 

John Carpenter é um notório americano, com uma alta capacidade para escrever os roteiros ou compor as trilhas de algumas de quase todas as suas produções. Como diretor, não sou fã de todos os seus trabalhos. Longe disso! Somente algumas pérolas dos Anos 1980 fazem parte do meu vício pela década e, é claro, entre elas está o ótimo Big Trouble in Little China (batizado como “Os Aventureiros do Bairro Proibido” por essas bandas)
Concebido para ser originalmente um faroeste (!), Carpenter optou por produzir a narrativa nos tempos modernos (sábia decisão). Com isso, nos brindou com uma pérola cinematográfica que, se para alguns somente é um dos icônicos filmes eternamente repetidos na “Sessão da Tarde”, para muitos é uma produção atemporal, com uma divertida aventura envolvendo um simples caminhoneiro combatendo magia negra chinesa e seres poderosos, quase além da compreensão humana. 
Parte do elenco principal: "A China é aqui, senhor Burton".
Bons filmes precisam, sempre, de bons atores e, nesse quesito, Os Aventureiros do Bairro Proibido está muito bem servido. Kurt Russell (figurinha carimbada em outras produções de Carpenter) encarnou um dos personagens mais memoráveis de sua carreira. Jack Burton, em suas tiradas divertidas, transparece uma força interior e uma grande coragem, todas atribuídas ao estilo 100% americano de ser nas telonas, mas que mostra sua solidez e empatia com o público a cada diálogo proferido. Russell também teve a sorte de ter uma química perfeita com seu interesse amoroso na produção (Kim Cattrall, do divertido Loucademia de Polícia). Os Aventureiros do Bairro Proibido conta ainda com um vilão de peso (James Hong, de Blade Runner – O Caçador de Androides), seus capangas com poderes sobrenaturais (os três Temporais) e, completando o lado dos mocinhos, o saudoso Victor Wong (de O Ataque dos Vermes Malditos) como o especialista no demônio Lo Pan e Dennis Dun (do sombrio e excelente Príncipe das Sombras) como o braço direito de Burton, além de Donald Li e Kate “Burton” interpretando os alívios cômicos. 

Para os fãs de carteirinha, aqui vão algumas curiosidades do filme:

- Jack Burton saiu ganhando por tudo o que passou! Em sua aposta, com Wang Chi, ele tinha $ 1.148 no bolso e, ao final, lucrou $3.444 (o triplo ou nada!)

- Para os fãs da série Arquivo X (o/), vale notar a rápida aparição, no início do filme, de Jerry Hardin (o “Garganta Profunda”, informante do agente Fox Mulder)

Os três Temporais: os capangas de Lo Pan

- O personagem do jogo Mortal Kombat, Raiden, foi baseado num dos três Temporais (nem preciso dizer qual deles, né?)




Para quem ainda não conhece essa ótima e divertida produção oitentista, assista e tenha uma frase no gatilho para quando perguntarem “se você está pronto”. 


CITAÇÃO


“Você sabe o que o velho Jack Burton sempre diz numa situação dessas? Ele diz: Qual é a parada?” – Burton, Jack. 



Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, EUA, 1986). Elenco: Kurt Russell, Kim Cattrall e Dennis Dun. Direção: John Carpenter. 


Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB.




TRAILER 

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.