segunda-feira, 30 de outubro de 2017

FRAMES-RETRÔ: Um horror vindo do espaço infecta Londres em “Força Sinistra”

Fábio Pereira
xanderfbi@hotmail.com

Halloween pode ser coisa de americanos, mas há quem adore e aproveite a tradição ianque para se entupir de doces ou, simplesmente, se entregar a altas doses de bebidas alcoólicas. Mas se você, caro leitor, prefere uma reclusão nessa noite voltada às bruxas, demônios e seres das trevas, no Frames-Retrô de hoje eu tiro a poeira das minhas estacas, essência de alho e água benta e te apresento a uma película que fará força para sugar sua alma.  
Era 1985 quando a Cannon Films (do famoso “A Golan-Globus Production”), responsável por filmes de baixo orçamento, mesmo assim memoráveis, lançou uma pérola do cinema de terror. Baseado no livro The Space Vampires, de Colin Wilson, “Força Sinistra” tinha uma trama que, se não era tão original, até hoje causa certa tensão aos mais sensíveis. Sob a tutela do experiente Tobe Hooper (in memoriam), diretor de clássicos do gênero como Pague Para Entrar, Reze Para Sair (1981) e Poltergeist: O Fenômeno (1982), a produção abraça a figura mítica dos vampiros, acrescentando um novo contexto sobre a lenda dos seres que, originalmente, vagam em busca do sangue dos seres vivos. A história segue uma equipe

Mire 5cm abaixo do coração

de astronautas, em missão conjunta entre EUA e Inglaterra, que parte para investigar o famoso Cometa Halley. Ao se aproximar do corpo celeste, eles detectam uma imensa nave e decidem investiga-la, encontrando estranhos seres preservados em caixões de cristal. O pior acontece e os alienígenas acabam em Londres, onde começam a consumir a força vital das pessoas, gerando uma epidemia de infectados.

Duane Barry, é você?!

Encabeçado por nomes de peso, como o experiente Frank Finlay (in memoriam), no papel do Dr. Hans Fallada; o ator tipicamente britânico Aubrey Morris (in memoriam), como Sir Percy Heseltine; e Steve Railsback (em desempenho que remete a um de seus mais ilustres personagens numa famosa série de TV dos Anos 1990); o filme ainda é muito lembrado pela performance ao natural da atriz francesa Mathilda May, no papel da vampira espacial.
Com uma trilha sonora imponente, regida pela Orquestra Sinfônica de Londres, além de um roteiro que merece pontos por sair das manjadas locações americanas e situar a ação principal numa capital inglesa envolta em trevas, Força Sinistra é um filme ideal para assistir bem tarde da noite, com as luzes apagadas e uma lança feita de metal e chumbo a tiracolo.



Curiosidades sobre o filme
 

Quem resiste a esse olhar 43?


- Mathilda May, que interpretou a vampira espacial dentre 1000 (!) atrizes consideradas para o papel, aparece num total de somente 7 minutos durante toda a película;


"I want my tea earl grey!"


- Conhecido dos fãs de Star Trek, pelo papel do capitão Jean-Luc Picard, Sir Patrick Stewart, interpreta aqui um diretor de um hospital psiquiátrico; 


Free Hugs!


 - Alguns dos corpos dissecados foram reaproveitados, 14 anos depois, no filme A Múmia, estrelado por Brendan Fraser;


O coletor de almas


 - A nave espacial dos vampiros, em formato que lembra um guarda-chuva, foi concebida através de uma alcachofra como modelo.



“De certo modo, somos todos vampiros. Drenamos energia de outras formas de vida. A diferença é o grau.” – Dr. Hans Fallada.


Força Sinistra (Lifeforce, EUA, 1985). Elenco: Steve Railsback, Mathilda May e Peter Firth. Direção: Tobe Hooper.



TRAILER



Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB.

 


Nenhum comentário: