terça-feira, 24 de abril de 2012

FRAMES-TOP – Heróis do cinema: os inimigos tremem com sua eficácia

Fábio Pereira

Em nosso post anterior, falamos das heroínas do cinema, mulheres que botam qualquer homem no chinelo quando os requisitos são ser rápidas e mortais. Mas seria uma injustiça com a classe masculina se eu não fizesse um breve apanhado com os caras por quem os inimigos tremem.


1° Lugar – Dutch 
(O Predador)

Bastou um filme, lançado em 1987, para conhecermos a força e astúcia do Major Dutch (Arnold Schwarzenegger), comandante de um grupo de resgate com a missão de procurar soldados e um ministro da Guatemala desaparecidos numa selva da América Central. Mas, o que era para ser uma missão simples e rápida, vira um pesadelo quando o grupo se depara com uma estranha criatura que possui a capacidade de se camuflar e começa a matar, um por um, os soldados do pelotão.
Dutch era especialista no manuseio de armas e na confecção de armadilhas, além de ter se adaptado à extrema desvantagem, enfrentando um ser alienígena melhor equipado e muito mais forte.



2° Lugar – Henry Jones Júnior 
(Franquia Indiana Jones)

“Eu pensei que arqueólogos fossem homens baixinhos que viviam procurando múmias”. Esta citação da cantora Willie Scott (Kate Capshaw) no segundo filme da franquia, nem de longe lembra nosso herói Top 2. Arqueólogo pouco convencional, professor de arqueologia e acusado de ser um ladrão de túmulos - alguém aí falou Lara Croft? – ele sempre foi a pedra no sapato dos nazistas e, mais recentemente russos, na busca por itens do sagrado catolicismo ou sobrenaturais, envolvendo alienígenas.
O “Doutor Jones” era mestre no chicote e nas montarias, além de sempre dar conta de adversários muito superiores, em lutas corporais, com uma ajudinha de suas namoradas, familiares ou amigos, é claro.



3° Lugar – John McClane 
(Franquia Duro de Matar)

Policial “pé no saco” dos bandidos, John McClane (Bruce Willis) tem uma sina em estar no local errado, na hora errada, em muitas ocasiões. Enfrentou falsos terroristas que tomaram um prédio em Los Angeles (EUA), perseguiu verdadeiros terroristas em um aeroporto de Washington, na véspera de Natal, participou de jogos quase mortais devido à uma vingança pessoal e combateu “cyber-terroristas”, no quarto filme da cinesérie.
Capaz de enfrentar muitos inimigos, mesmo estando sozinho, McClane é a personificação de herói solitário que sempre resolve as confusões atirando antes e perguntando depois. Yippee-ki-yay, motherfucker!



4° Lugar – Riggs & Murtaugh 
(Franquia Máquina Mortífera)

Os opostos se atraem. Martin Riggs e Roger Murtaugh são especialistas em atrapalhar os planos de bandidos de terceira, traficantes de drogas e falsificadores de dinheiro. Riggs (Mel Gibson) é o policial ousado, sangue frio e que não leva desaforo para casa, prova disso é a infindável lista de bandidos que ousaram enfrentá-lo e não viveram para contar a história. Já Murtaugh (Danny Glover), apesar de sempre “estar velho demais para isso”, é o regrado e cauteloso da dupla, mas que auxilia Riggs no combate aos malfeitores, sempre com uma visão mais calma das situações.
Martin Riggs é especialista em artes marciais como jiu-jitsu e capoeira, além de poder deslocar seu ombro esquerdo quando quiser, tornando possível escapar de algumas armadilhas mais elaboradas. Roger Murtaugh, apesar da idade, tem boa mira e sempre deu conta de inimigos em lutas corporais.



5° Lugar – Rocky Balboa 
(Franquia Rocky)

Aí você me pergunta: qual o motivo para um mero lutador de boxe estar na lista de heróis? Rocky Balboa (Sylvester Stallone) sempre foi mais que um lutador de boxe. Suas batalhas não se resumiam aos ringues, mas também se estendiam a problemas familiares e financeiros pelos quais passou ao longo dos seis filmes da cinesérie. Humilde lutador e cobrador nas horas vagas, daqueles que sabem dar uma “boa pressão” nos devedores, Balboa enfrentou adversários muito superiores, com melhores condições físicas e financeiras, o que possibilitava aos mesmos as mais modernas técnicas de treinamento, além dos melhores especialistas. Apollo Creed, Ivan Drago, Clubber Lang e Tommy Gun não foram capazes de derrota-lo (Nota: Lang derrotou-o na primeira luta, mas foi massacrado na revanche). No último filme da franquia, até mesmo Mason Dixon teve de se contentar com uma vitória somente por pontos, na batalha contra um aposentado Balboa.
Rocky Balboa era um exímio lutador, com uma arrasadora “pata do sul”, além de ser especialista em briga de rua.



6° Lugar – James Bond 
(Franquia 007)

O mais charmoso e conhecido espião do cinema, criado em 1953 pelo escritor Ian Fleming, já foi interpretado por 6 atores até o momento, sendo o mais recente Daniel Craig. Bond é um exímio atirador, com licença para matar (00). Apreciador de vodka-martini (mexida e não batida), e em algumas versões conhecedor de artes marciais, ele já enfrentou incontáveis vilões ao longo de 22 produções para o cinema, salvando a Inglaterra de chantagens atômicas e armas mortíferas, capazes de aniquilar toda a humanidade.
James Bond, além de ter um treinamento exemplar em armas e uma inteligência fantástica para se adaptar a situações pouco convencionais, conta ainda com diversos aparatos tecnológicos fornecidos pelo laboratório de pesquisas do MI6 (nome do fictício serviço secreto britânico).

 

7° Lugar – V 
(V de Vingança)

Para lutar contra um governo autoritário, que prega obediência e medo, surge um enigmático anarquista, trajado de capa, chapéu e máscara, que se denomina apenas como V (Hugo Weaving). Através de um plano que incita a revolta da população, com a destruição do antigo palácio da justiça e subsequentemente o prédio do Parlamento Britânico, V lidera uma revolução despertando o que há de melhor nas pessoas: a luta por seus direitos. O filme fez tanto sucesso que, hoje em dia, a “máscara de Guy Fawkes” é um item de indumentária obrigatória em protestos ao redor do mundo.
V é especialista em facas, tornando-o mais mortal contra inimigos munidos de armas de fogo, além de possuir uma força de vontade e energia incríveis. “Tem muito mais que carne embaixo dessa máscara. Embaixo dessa máscara tem uma ideia. E ideias são a prova de balas”.

Um comentário:

Dmitry disse...

Concordo muito com Rocky estar na lista! Senti falta de Riddick e Frodo. Muito legal o blog!

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.