terça-feira, 24 de outubro de 2017

FRAMES-RETRÔ: Um professor de educação física entra numa roubada quando precisa assumir um Curso de Verão

Fábio Pereira 
xanderfbi@hotmail.com 

Existem muitos exemplos de filmes com temáticas colegiais nos Anos 1980, mas antes que qualquer preconceituoso de plantão aponte o dedo para afirmar que “são todos iguais”, ressalto aqui que uma das intenções (ao menos para mim) da maioria das produções cinematográficas é, simplesmente, entreter. Sim, meus caros leitores, o entretenimento faz bem para a saúde e, é claro, te faz relaxar e aproveitar um bom filme sem a constante necessidade de apontar os erros óbvios de roteiro, atuações ou mesmo o excesso de clichês do gênero. Dito isto, no Frames-Retrô de hoje, trago a vocês uma comédia bem divertida dessa maravilhosa década do cinema americano: Curso de Verão, de 1987 (também rebatizado como Curso de Férias nas terras tupiniquins)
A trama, sem muitos rodeios, nos apresenta a Freddy Shoop (Mark Harmon, mais conhecido hoje pela série de TV NCIS), um professor de educação física boa praça que tem grandes planos para o verão, mas que por pura falta de sorte acaba por ser forçado, pelo diretor da escola onde leciona, a assumir o Curso de Verão (equivalente à nossa antiga recuperação escolar). Em meio a alunos desmotivados e sem nenhum interesse pela aprendizagem, Shoop contará com a ajuda de uma professora de história (Kirstie

Kirstie Alley ainda na fase enxuta

Alley, de Olha Quem Está Falando - 1989) e tentará, a todo custo, aprender a lecionar para manter seu emprego. 

Harmon, em desempenho suave, mostra-se perfeito para o papel de um professor que não parece de verdade (como o próprio personagem ressalta). Sua turma, uma série de alunos caricatos dos mais variados tipos, compõe um cenário high school bem presente em outras produções do gênero e época, mas com alguns destaques, como a dupla de descerebrados aficionada pelo clássico do terror O Massacre da Serra Elétrica (1974), os quais provêm algumas das cenas mais icônicas da película, além de outros personagens que sempre marcam presença em produções colegiais, como a surfista que se apaixona pelo professor mais velho (Courtney Thorne-Smith, de Os Nerds Saem de Férias – 1987); o nerd bobalhão (Richard Steven Horvitz, que hoje tem a carreira voltada para a dublagem); a aluna de intercâmbio boazuda (Fabiana Udenio, a Alotta Fagina de Austin Powers – 1997); e o jogador de futebol americano que precisa concluir o curso para voltar ao time (Patrick Labyorteaux de Loucademia de Esqui – 1990); dentre outros. 

"Eu não sei nada! Eu não sei nada!"

Curso de Verão é o tipo de comédia despretensiosa que poucas vezes vemos nos cinemas atualmente. Com algumas cenas claramente improvisadas e, apesar do final feliz e certinho, ainda vale a pena pela diversão e o simples, mas sempre necessário entretenimento. 


Curiosidades sobre o filme 
- A mesma escola em que se passa a trama foi utilizada também em outro clássico oitentista: Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984);

Shawnee Smith pré-Jigsaw


 - Shawnee Smith, mais conhecida por seu papel na franquia “Jogos Mortais”, interpreta uma adolescente grávida e sem marido, que precisa passar pelo Curso de Verão; 

O personagem de Carl Reiner deixou Shoop numa roubada


- O diretor do filme, Carl Reiner, faz uma pequena ponta no início da película interpretando o professor que ganha na loteria. 



“Tudo isso aqui é uma besteira. Tem uma razão muito séria para férias de verão: o cérebro humano precisa de descanso.” – Chainsaw. 


Curso de Verão/Curso de Férias (Summer School, EUA, 1987). Elenco: Mark Harmon, Kirstie Alley e Courtney Thorne-Smith. Direção: Carl Reiner. 


TRAILER


Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.